Na atual conjuntura, onde interessa criar e desenvolver serviços e conteúdos online capazes de responder às necessidades das comunidades, considerou a DGLAB ser prioritário promover aprendizagens através da partilha de conhecimentos, técnicas e procedimentos de produção e de divulgação de conteúdos e atividades em contexto digital, de colegas para colegas, capacitando os profissionais das bibliotecas públicas da RNBP para a implementação de serviços online. Foi assim criada a versão "Online" do
Programa InLoco que, desde logo, obteve a adesão das bibliotecas e seus profissionais: uns na pronta disponibilidade para partilhar os seus conhecimentos, outros na procura dos conhecimentos em falta que lhes permitissem implementar / melhorar os serviços digitais nas suas bibliotecas.
Para o arranque do programa, foram identificados 12 projetos/atividades e endereçados convites para a dinamização das correspondentes ações de partilha de saberes às Bibliotecas Municipais de Oeiras, Leiria, Alcobaça, Grândola, Pombal, Faro, Covilhã, Guimarães, Alpiarça e à Lúcio Craveiro da Silva, e ainda à Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela - RIBSE e à Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste – RIBO.
Tendo a maioria destas ações já sido realizadas, algumas das quais com lotação esgotada, refira-se que, das respostas ao questionário de avaliação, recebemos um feedback muito positivo, não só em relação aos conteúdos, aos dinamizadores e ao formato, mas também no que respeita às aprendizagens adquiridas. Resta-nos agora aguardar os esperados impactos da replicação, senão de todos, de alguns destes serviços digitais em novas bibliotecas.
Na oportunidade, informamos ainda que se encontram por agendar três das 12 ações previstas, a saber: Alpiarça, Leiria e Braga, das quais daremos informação assim que possível.